Embaixada de Portugal
Bolsas Internas

Portugal atribui, anualmente, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, 40 bolsas de estudo destinadas a estudantes moçambicanos que pretendam frequentar cursos de licenciatura em estabelecimentos de ensino superior públicos em Moçambique (30 bolsas) ou o ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) na Escola Portuguesa de Maputo (10 bolsas).

O principal objectivo das bolsas de estudo internas é proporcionar o acesso ao ensino superior dos alunos oriundos de famílias com menores rendimentos, mas com bom aproveitamento académico, privilegiando as áreas de formação prioritárias para o desenvolvimento do país, definidas em conjunto pelo Ministério da Educação de Moçambique e pela Cooperação Portuguesa.

Os processos de candidatura deverão ser apresentados durante o período oficial de candidatura. Para obter informações mais detalhadas poderá consultar o Regulamento de Bolsas de Estudo Internas.

Em Dezembro de 2013 encontram-se 23 bolseiros no ensino superior público moçambicano e 3 bolseiros no ensino secundário na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa.

Documentos necessários para a candidatura:

a) Boletim de candidatura devidamente preenchido e assinado;

b) Fotocópia do documento de identificação (Passaporte ou Bilhete Identidade);

c) Certificado de habilitações do último ano de escolaridade frequentado, com obrigatoriedade de indicação das disciplinas e respectivas classificações no caso do ensino superior;

d) Certificado de matrícula referente ao ano lectivo a que o pedido de bolsa reporta, com indicação do ano e disciplinas inscritas no caso do ensino superior;

e)Comprovativo de situação económica carenciada;

f) Declaração de honra em como não usufrui de outra bolsa de estudo.

 

Renovação da bolsa de estudos

A bolsa de estudo é renovável, anualmente, até ao limite do número de anos lectivos de duração do curso, podendo ser acrescida de mais um ano. Para esse efeito é necessário apresentar a seguinte documentação:

a) Boletim de renovação devidamente preenchido e assinado;

b) Certificado de aproveitamento com indicação do ano e obrigatoriedade das disciplinas e respectivas classificações no caso do ensino superior;

c) Certificado matrícula referente ao ano lectivo a que o pedido de renovação de bolsa reporta, com indicação do ano e obrigatoriedade das disciplinas inscritas no caso do ensino superior.

 

Contactos

Embaixada de Portugal em Maputo

Sector da Cooperação

Tel. (+258) 21491617

Fax. (+258) 21485489

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar